PROJECTO :: Missão

A Universidade é uma comunidade de criação, transmissão e difusão da cultura humanista, científica, tecnológica e artística que, através da articulação da docência, da investigação e da prestação de serviços especializados, participa no desenvolvimento económico, social e cultural e contribui para a promoção da justiça social, da cidadania informada e esclarecida por saberes e valores que se associam à história e tradições de Portugal. São fins da Universidade:

a) A formação cultural, científica, técnica, ética e cívica com vista ao desenvolvimento integral da pessoa;
b) A preparação para o exercício de actividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos, para a criação e fruição de bens culturais e artísticos e para o desempenho de uma cidadania activa;
c) A realização de investigação apta a suportar e completar as acções de ensino e aprendizagem;
d) A realização de investigação orientada mais directamente para o avanço do conhecimento e para a resolução de problemas concretos colocados pela sociedade;
e) A criação, a difusão, a preservação, a valorização e a transferência do conhecimento ao serviço da cultura, da justiça social, da qualidade de vida e do desenvolvimento sócio-económico no respeito pelos equilíbrios ecológico e ambiental;
f) Intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras;
g) A difusão do conhecimento e da cultura, nomeadamente através da prestação de serviços especializados à comunidade e da aprendizagem ao longo da vida;
h) A contribuição, no seu âmbito de actividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos, com especial relevo para os países de expressão oficial portuguesa e os países europeus.

À Universidade compete a concessão dos graus de bacharel, licenciado, mestre e doutor, de títulos académicos e honoríficos e de outros certificados e diplomas, bem como a concessão de equivalências e o reconhecimento de graus e habilitações académicos.

Modelo de organização da Universidade Lusíada da Cabo Verde assentará numa estrutura orgânica flexível de forma a permitir os ajustamentos que a todo o tempo se mostrem adequados à prossecução das suas actividades. Estruturar-se-á por unidade orgânicas, definidas por áreas do saber ou da gestão, e disporá de serviços de apoio para alcançar os seus objectivos. Todos estes aspectos serão desenvolvidos nos seus Estatutos e em Regulamentos próprios. Prevê-se que, de início, a Universidade Lusíada da Cabo Verde leccione os cursos universitários já com o modelo de organização do processo de Bolonha, nomeadamente a Licenciatura em Turismo e a Licenciatura em Informática.

A médio e a longo prazo alargará as suas actividades a todas as áreas artísticas, científicas e tecnológicas, tais como: Arquitectura, Ciência Política, Ciência Económicas e Empresariais, Ciências do Património, Comunicação e Multimédia, Contabilidade, Design, Direito, Economia, Engenharia Electrónica e Informática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Têxtil, Estudos Europeus, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, História, Marketing e Publicidade, Matemáticas Aplicadas, Ciências Psicológicas, Relações Internacionais e Solicitadoria.

Finalmente, mas sendo um dos aspectos mais importantes, a Universidade Lusíada da Cabo Verde desenvolverá programas próprios de fomento cultural e de prestação de serviços. A gestão patrimonial, administrativa e financeira da Universidade competirá à Fundação Ramiro Alves Figueira – Cultura – Ensino e Investigação Científica, à luz e no respeito pela legislação de Cabo Verde aplicável.